A Importância da Manutenção Preventiva
A Manutenção Preventiva visa prevenir todos os tipos de falhas e evitar pausas inesperadas na produção. Essa abordagem não é apenas realizar reparos como intervenções corretivas, mas evitá-los ao máximo.
Em diversas áreas, tais serviços são necessários para garantir a operação, confiabilidade e segurança dos equipamentos.
Planeje e execute intervenções enquanto o equipamento está funcionando para mantê-lo inalterado.
Nas últimas décadas, essa prática de manutenção se espalhou globalmente, comprovando sua eficácia e garantindo a disponibilidade de máquinas e sistemas.
A manutenção preventiva visa reduzir a possibilidade de falha ou deterioração do equipamento, garantindo que o mesmo esteja totalmente funcional sem perda de desempenho ou desgaste prematuro.
Vantagens e benefícios de se ter a Manutenção Preventiva em dia
Em primeiro lugar, é importante saber que o custo da manutenção preventiva é muito menor em comparação com a manutenção corretiva.
A manutenção preventiva não é apenas mais econômica, mas também evita falhas, aumentando assim a disponibilidade do sistema.
Equipamentos defeituosos afetarão a produção ou operação da empresa, levando ao aumento dos custos e redução dos lucros.
Outro benefício da manutenção preventiva é que ela é realizada conforme planejado. Desta forma, os custos de peças e mão de obra podem ser previstos e surpresas podem ser evitadas.
Além disso, um melhor entendimento de seus custos pode ajudá-lo a fazer um orçamento com mais precisão.
5 Vantagens da Manutenção Preventiva
1. Melhora o controle das atividades da empresa
Podemos citar primeiramente o melhor controle nas atividades da empresa, visto que, tendo uma rotina de manutenções dentro da empresa, torna-se mais agradável gerir a produção em funcionamento.
2- O equipamento é mais produtivo
Além disso, tendo este cuidado constante com os equipamentos, eles passam a oferecer sempre o ideal de sua capacidade produtiva, que somado a mais tempo em pleno funcionamento, mantém uma produção com mais constância, com menos falhas, logo, menos acidentes, paradas e uma otimização do tempo dos operadores dos equipamentos.
3- Ela agrega mais conhecimento sobre o equipamento
Um outro ponto a favor da manutenção preventiva, quando feita corretamente, é o conhecimento que ela agrega ao dono sobre os seus equipamentos, principalmente devido a interação entre ele, o dono, e quem efetua a manutenção. Ele passa a conhecer melhor o que possui, passa a entender mais sobre os processos que executa, além de poder ajudar na operação e no cuidado dos equipamentos.
4- Ela não é um gasto e sim um investimento!
A manutenção preventiva também é um fator importante na economia de uma empresa. Com ela, é possível reduzir custos operacionais, causados por pausas na produção e mais do que isso, ajuda a diminuir os gastos com equipamentos, peças e componentes sobressalentes desnecessários.
5- Ela evita gastos extras com manutenções corretivas
Por último, um dos benefícios mais importantes gerados pela rotina de manutenções preventivas é a diminuição das manutenções corretivas e os gastos que estas correções trazem. Visto que a manutenção corretiva é feita após a falha ou defeito, os gastos incluídos nela podem ser desde a simples troca de algum componente defeituoso ou em casos mais severos, a compra de um equipamento inteiramente novo.
Precisa de ajuda?
Conseguiu entender melhor sobre a importância da manutenção preventiva de equipamentos? E você consegue gerenciar bem as manutenções preventivas na sua empresa?
Não? Precisa de ajuda com isso?
Entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!
Clique aqui e tire suas dúvidas através do WhatsApp.