Logística

27 de julho de 2022

A logística é a central operacional da sua empresa, responsável por toda a movimentação, armazenamento, transporte e entrega. 

Sua função é garantir que os produtos ou serviços passem por todas as etapas necessárias dentro da organização e cheguem até o cliente no prazo e condições ideais. 

Para isso, é preciso ter uma boa gestão de estoque, controlar as entregas, cuidar do armazenamento, entre outras funções que começam na entrada das matérias-primas ou mercadorias e só terminam quando o consumidor recebe o que comprou. 

Importância da logística nas empresas

A logística é um ponto-chave para o sucesso das empresas, pois garante sua eficiência operacional e a satisfação dos clientes com a entrega dos produtos ou serviços. 

Afinal, essa área é responsável por toda a movimentação e armazenagem dos materiais e mercadorias, que afetam diretamente a capacidade produtiva do negócio e seu desempenho na distribuição. 

Uma boa gestão logística reduz custos operacionais, mantém os preços acessíveis para os clientes, evita desperdícios, agiliza entregas, aumenta a produtividade da empresa e proporciona uma importante vantagem competitiva.

Hoje, com a tendência omnichannel, as empresas precisam integrar seus canais de venda e distribuição online e offline se quiserem se destacar no mercado. 

Além disso, os consumidores querem entregas cada vez mais rápidas e diversas opções para receber ou retirar seus produtos — o que exige uma logística integrada e automatizada. 

5 dicas para planejar sua logística e ganhar mais eficiência


Se você quer ter uma logística eficiente, entregas rápidas e estoque sempre em dia, precisa de um bom planejamento e controle nessa área.

Siga nossas dicas para melhorar sua performance.

  1. Aposte na integração
    A primeira regra para um planejamento de logística eficiente é organizar a casa para que todas as informações estejam interligadas.

É a chamada logística integrada, que conecta todos os setores e processos por meio da tecnologia para tornar a gestão da cadeia de suprimentos mais estratégica.

Para atender às novas demandas do mercado, as empresas têm adotado sistemas de gestão inteligente e substituído ferramentas tradicionais como TMS (Transportation Managament System) e WMS (Ware house Management System) por soluções integradas.

Na hora de escolher a plataforma que será utilizada, dê preferência a um sistema hospedado na nuvem, que permite o acesso aos dados da empresa a qualquer hora e lugar.

  1. Invista na gestão inteligente do estoque
    A gestão inteligente do estoque passa pela definição do que estocar e quanto estocar — a decisão que inicia o ciclo da cadeia logística.

Afinal, quanto a empresa precisa manter no estoque? Em que momento deve ser feita a compra? Como os materiais devem ser armazenados para manter sua integridade? Onde serão estocados?

Essas e outras questões são essenciais para um controle de estoque preciso e equilibrado, que deve atingir os seguintes objetivos:

  • Reduzir a necessidade de fornecimento de materiais
  • Garantir o recebimento de produtos de melhor qualidade
  • Reduzir os estoques até que estejam plenamente alinhados à demanda
  • Garantir a disponibilidade de produtos sempre que necessário
  • Prever e projetar a demanda.

Quando você gera o estoque de forma inteligente, consegue fazer o planejamento das provisões necessárias (tanto de materiais quanto de recursos), além de desenvolver novas fontes de fornecimento, compras e respectivos controles.

  1. Fique atento às embalagens
    Uma logística eficiente passa pela atenção especial ao armazenamento e às embalagens em que os produtos são acondicionados.

É importante ter cuidado com este ponto porque nenhum cliente gosta de receber sua compra em uma embalagem rasgada, aberta ou que não é adequada para manter as condições do produto.

Para uma logística perfeita, é importante testar os materiais usados pela empresa em condições extremas para evitar perdas, avarias e devoluções.

  1. Um planejamento de logística adequado preza pelo cumprimento dos prazos, que é um dos fatores críticos de sucesso junto a distribuidores, revendedores e clientes.

Por isso, é importante ter uma margem de segurança na hora de informar a data de entrega para os clientes, já que imprevistos podem surgir no meio do caminho.

Independentemente do prazo de entrega oferecido pela concorrência, você só pode prometer aquilo que consegue cumprir — a regra número um do serviço de qualidade.

Se as entregas forem pontuais e os clientes ficarem satisfeitos, a reputação da sua empresa no mercado será inabalável.

  1. Saiba escolher seus parceiros
    Grande parte das empresas opta por contratar empresas terceirizadas para realizar suas entregas — as famosas 3PL.

Este é um ponto bastante sensível, já que, como responsável pela venda, você também deve responder por eventuais problemas por parte do seu fornecedor (como atraso na entrega, mau atendimento do entregador, dificuldades de rastreamento do produto, etc.).

Até então, os Correios são a principal empresa de entrega do país, mas é possível optar ainda por transportadoras privadas e provedores logísticos especializados.

Nessa hora, é importante comparar os preços, pois um frete mais barato para o cliente pode ser um grande diferencial em relação à concorrência.

Quanto mais opções de entrega e retirada (PAC e Sedex, transportadora, retirada na loja, entrega expressa, etc.) você oferecer para o cliente, melhor.

E lembre-se: independentemente do fornecedor escolhido, você deve monitorar o desempenho dele de perto para garantir a satisfação dos seus clientes.